top of page

ESPETÁCULOS QUE ACONTECERAM NO GRUPO ÁGAPE DE TEATRO 

" RELEASE " 


 

 O espetáculo “A Lição do Rinoceronte Careca” é a adaptação de três textos do dramaturgo francês de origem romena Eugène Ionesco. Num caldeirão estão algumas passagens de “A Cantora Careca” (1950), “A Lição” (1951) e “O Rinoceronte” (1960).  As peças são de extrema importância para o estilo que, mesmo contra a vontade do autor, se acostumou a chamar de teatro do absurdo.

 

O Grupo Ágape leva ao palco essa junção, considerada por alguns como um de seus projetos mais ambiciosos, de textos consagrados mostrando outra possibilidade de leitura e entendimento da obra original. Dividido em cenas que ocorrem em sua grande maioria ao mesmo tempo “A Lição do Rinoceronte Careca” marca mais uma vez uma virada na história desse grupo que tem treze anos de realizações e repensa seu caminho artístico de forma a fomentar o teatro em sua região.

 

Entre as cobranças que permeiam a relação de dois amigos, um casal que se reconhece, um professor sádico e uma aluna deslumbrada, um lógico e um senhor idoso, existe uma vida absurdamente cotidiana, porém há sempre um rinoceronte para atrapalhar os planos.

"RELEASE DE LEON"

 

 

   O espetáculo retrata uma "luta" fascinante travada entre o antagonista, um capitalista, homem de muitas posses e poder e que não media esforços em conquistar mais espaço. Não há em seu modo de agir, nenhum interesse na igualdade. Era cercado de muito misticismo. Diziam até que tinha "parte com o demônio". Um capitalista selvagem que pediu para ser enterrado de pé, de terno, gravata e chapéu.

 

Este personagem, com todo seu poderio econômico de Fazendeiro e maior acionista de um grande Banco da época acaba se rendendo a um "milagre" professado pelo protagonista.   


   Do outro lado, o protagonista, Leon Sanchez, homem simples e humilde, que auferiu enorme prestigio junto à população, devido as suas qualidades de exemplar chefe de família e de líder espiritual. Pediu que fosse enterrado como veio ao mundo. Amava o povo e quis ver trilhar os caminhos de liberdade e fraternidade. Tinha por templo - o universo, Por altar - A consciência, Por imagem - Deus e Por lei - a caridade. 


   Dono de uma imagem inconfundível apoiava candidatos nas eleições sem ao menos ter contato ou ser procurado por um deles. Mas sofreu profunda desilusão com a Política. Comunista assumido se revoltava com as desigualdades e tentava fazer a diferença no município que vivera. Sua vida foi muita agitada em torno de sua vida espiritual e política. 


   Sempre de poucas palavras, mas as que proferiam sempre com muita sabedoria e conhecimento. 


Leon não foi reconhecido pela historia de Tupã, sempre esteve camuflado entre outras celebridades, e isso que nos motiva a contar sua historia que foi pouco conhecida, mas deixou saudades.

" RELEASE DE BEIJO NO ASFALTO FOI CRIME"

 

  Sensacionalismo e manipulação da verdade são os principais temas desta peça.

 

Em uma Praça, um homem é atropelado e, antes de morrer pede a um jovem desconhecido que passava casualmente e correu para socorrê-lo, que lhe dê um beijo na boca.

 

O jovem generoso e inocente, beija o acidentado. Porém, outro transuente ocasional, um inescrupuloso repórter policial, que, aliado a um delegado vê no gesto a oportunidade de forjar uma história que aumentaria muito as vendas do jornal onde trabalha.

 

© 2014 O Blog Ágape faz parte do Programa em qualificação em Artes Projeto Ademar Guerra.

bottom of page